10 maiores hidrelétricas do mundo

Usina hidrelétrica é uma construção que utiliza o fluxo das águas fluviais para gerar força elétrica. Para a construção de uma hidrelétrica, necessita-se do represamento das águas de um rio, que pode ocupar uma extensão com grandes extensões. Com isso, a chuva acumulada exerce certa pressão e, ao passar pelas turbinas, proporciona a movimentação do gerador responsável por transformar força mecânica em elétrica.  

Assim, as usinas hidrelétricas transformaram-se na segunda maior manadeira de produção de força em todo mundo. Conheça aquém as 10 maiores hidrelétricas do mundo em ordem decrescente:

10º Usina La Grande 2 – Canadá (5.328 MW)

A Usina La Grande 2 foi construída na região de Quebec, no Canadá, em 1992, em um projeto denominado “James Bay”, que envolveu a construção de uma série de barragens ao longo do rio La Grande. Caso o projeto original seja continuado e todas as barragens construídas ao longo do rio La Grande sejam concluídas, incluindo o projeto “James Bay II”, a usina de La Grande 2 produziria um totalidade de 27.000MW e se tornaria a maior do mundo.

9º Churchill Falls – Canadá (5.428 MW)

Foi construída no início dos anos 1970 e é a maior do Canadá. Está localizada na barragem do Rio Churchill Falls, na região de Terreno Novidade e Labrador. Trata-se da maior hidrelétrica subterrânea do mundo.

8º Krasnoyarsk – Rússia (6.000MW)

A Rússia, sendo o país com o maior potencial hidrelétrico do planeta, não poderia estar de fora lista. A Usina de Krasnoyarsk é a segunda maior do país. Labareda a atenção o tempo de espera para a epílogo dessa usina: suas obras se iniciaram em 1956 e foram concluídas em 1972. Sua utilização principal é abastecer as centrais produtoras de alumínio.

Leia mais:  Os primeiros protestantes brasileiros - ISTOÉ Independente

7º Sayano-Shushenskaya – Rússia (6.400MW)

Sayano-Shushenskaya é a maior usina hidrelétrica da Rússia. Sua construção aconteceu entre 1963 e 1985, na região do Yenisei, a sudeste da Região da Cacássia. Em termos de rendimento, é umas das principais usinas do mundo, pois somente com 10 turbinas produz 6.400MW.

Sayano-Shushenskaya é a maior hidrelétrica da Rússia
Sayano-Shushenskaya é a maior hidrelétrica da Rússia

6º Grand Coulee – Estados Unidos (6.494MW)

A Usina Hidrelétrica de Grand Coulee é uma das usinas hidrelétricas mais famosas do mundo, em razão do seu tamanho e envergadura: sua barragem possui 1,6km de largura e o duplo da profundeza das Cataratas do Niágara. Quando concluída a sua construção, em 1974, liderou o ranking das maiores hidrelétricas do planeta.

5º Tucuruí I e II – Brasil (8.370 MW).

Localizada ao longo do Rio Tocantins, na cidade de Tucuruí, ao sul de Belém do Pará, a Hidrelétrica de Tucuruí é maior usina 100% brasileira (pelo menos até a epílogo da usina de Belo Monte) e apresenta o segundo maior vertedouro do mundo. A sua construção se deu entre os anos de 1974 e 1984.

Imagem aérea da Hidrelétrica do Tucuruí, no Pará.¹
Imagem aérea da Hidrelétrica do Tucuruí, no Pará.¹

Em 2008, a usina de Tucuruí passou por reformas que dobraram a sua capacidade, alcançando os 8.370 MW atuais. Apesar disso, a Usina pode passar por uma novidade ampliação na produção de força, com a construção de uma terceira mansão de força. Caso isso ocorra, a produção poderá ultrapassar os 10.500MW, pulando para a quarta posição deste ranking.

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

4º Guri – Venezuela (10.200 MW).

A Hidrelétrica de Guri, também denominada por Mediano Hidrelétrica Simón Bolívar, está localizada no Rio Caroni e sua construção foi concluída em 1986. Essa usina garante o provisão de toda a Venezuela e ainda exporta secção de sua força para o Brasil, mais especificamente o Estado de Roraima.

Leia mais:  Uma mulher assinou o decreto da Independência do Brasil – AS MINA NA HISTÓRIA

3º Belo Monte – Brasil (11.233MW)

A Usina de Belo Monte é a única da lista que ainda se encontra em período de construção. Com a sua epílogo, ela se tornará a maior usina hidrelétrica totalmente brasileira e a segunda maior da América Latina. Foi projetada para ter uma potência instalada de 11.233MW, mas deve operar somente com 4.500MW, em razão do reservatório reduzido de que irá dispor. A previsão de sua epílogo é para o ano de 2015, com um dispêndio estimado em R$26 bilhões de reais.

A usina de Belo Monte vem chamando atenção também pelas polêmicas em torno de sua construção e pelos seguidos protestos de grupos, militantes e organizações ambientalistas que lutam pela paralização de suas obras. Entre as principais críticas estão argumentações de que a extensão da barragem no leito do Rio Xingu, que desalojará índios e populações ribeirinhas. Aliás, existe uma preocupação com relação aos impactos ambientais que serão causados.

2º Usina de Itaipu – Brasil (14.000MW).

Até 2012, essa era a maior usina hidrelétrica do mundo. A sua mais notória propriedade é o veste de ser uma hidrelétrica binacional, sendo utilizada por Paraguai e Brasil, uma vez que se encontra na fronteira entre esses dois países, no Rio Paraná. Suas obras foram iniciadas em 1975 e concluídas em 1982, sua construção contou com uma cooperação mútua entre os dois países.

Fotografia da Usina de Itaipu, a maior hidrelétrica das Américas
Retrato da Usina de Itaipu, a maior hidrelétrica das Américas

Conforme acordado entre as duas partes, cada país utilizaria metade do totalidade produzido pela hidrelétrica. Dessa forma, porquê o Paraguai não utiliza totalmente a sua metade, vende o restante para o Brasil. A Usina Hidrelétrica de Itaipu é responsável por abastecer 19% da produção de força brasileira.

Leia mais:  Qual foi a primeira cidade a ser fundada no Brasil?

1º Usina de Três Gargantas – China (18.200).

A Usina de Três Gargantas, localizada no Rio Yang Tsé, além de ser a maior hidrelétrica do planeta, exerce outras duas importantes funções: primeiramente, ela ajuda no controle de enchentes causadas pela dinâmica fluvial da região e, em segundo lugar, colabora para a facilitação do transporte hidroviário ao longo do Yang Tsé. O início de suas obras ocorreu em 1993 e sua epílogo aconteceu em 2012, com um dispêndio estimado em US$25 bilhões.

A Usina de Três Gargantas, a maior do planeta
A Usina de Três Gargantas, a maior do planeta

 

___________________

¹ Créditos da imagem: Repórter do Porvir

Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

you are watchingt: 10 maiores hidrelétricas do mundo
Source Website: https://sacaairports.org
Categoría: brasil

Leave a Reply