As 20 melhores universidades do Brasil, segundo ranking da Folha

São Paulo – A Universidade de São Paulo (USP) mantém a liderança porquê a melhor instituição do país, segundo o Ranking Universitário da Folha de 2019 (RUF). No ano anterior, a USP voltou ao topo depois dois anos perdendo a posição para a Universidade Federalista do Rio de Janeiro (UFRJ).

Neste ano, a UFRJ caiu para o terceiro lugar e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) subiu dois lugares e ocupou a segunda posição. É a primeira vez desde a geração do RUF, em 2012, que duas universidades estaduais paulistas ficam com os dois primeiros lugares da lista.

No entanto, a diferença entre o segundo e o terceiro lugar foi de somente 0,09 pontos. Em ranking semelhante internacional, divulgado pela revista Times Higher Education (THE), as duas primeiras colocadas também aparecem na mesma ordem  A USP ficou posicionada na fita de 251-300 de mais de 1.300 universidades em todo mundo.

O Ranking Universitário Folha (RUF) é uma avaliação anual de institutos públicos e privados de ensino de todo o país utilizando bases de dados e pesquisas de opinião. Para essa edição, todas as universidades ativas do país foram avaliadas, um totalidade de 197 instituições.

O resultado depende de cinco componentes: ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização.

A maioria das instituições que aparecem no ranking se concentra nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Somente São Paulo e Rio de Janeiro representam quase metade da lista.

No top 10 do ranking, a Universidade de Brasília e a Universidade Federalista de Pernambuco mantiveram suas posições de 2018 e foram as primeiras fora do eixo Sul-Sudeste.

Entre as instituições privadas, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) é a primeira a manar no ranking, em 18º lugar.

Leia mais:  Primeiro ouro olímpico da seleção feminina de vôlei é destaque da programação do SporTV | vôlei

Com a avaliação das carreiras com maior número de ingressantes, a RUF deste ano teve uma novidade na avaliação do curso recordista de ingressante desde 2016: Recta. E a aprovação no fiscalização da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também foi analisada.


you are watchingt: As 20 melhores universidades do Brasil, segundo ranking da Folha
Source Website: https://sacaairports.org
Categoría: brasil

Leave a Reply