Linha do Equador – Mundo Educação

Linha imaginária responsável por dividir o mundo terrestre em dois Hemisférios, a risca do Equador possui mais de 40 milénio quilômetros de extensão, presente em toda a periferia da Terreno.

O estabelecimento da risca do Equador proporcionou a ramificação da Terreno em: Hemisfério Sul, também divulgado uma vez que meridional ou sul e Hemisfério Setentrião, também denominado setentrional ou boreal. Essa ramificação é importante para os estudos geográficos, além de proporcionar uma referência para a localização de um determinado sítio, através da latitude (tendo uma vez que referência a risca do Equador) e a lonjura (obtida através do meridiano de Greenwich).

A intervalo de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à risca do Equador recebe o nome de latitude, sendo estabelecida em graus. A risca do Equador é o marco inicial, representado uma vez que 0°. A partir do marco 0°, temos a latitude setentrião (N) e a latitude sul (S), que medem até 90°.

Vários países são “cortados” pela risca do Equador:

África: São Tomé e Príncipe, Gabão, Congo, República Democrática do Congo, Quênia, Somália e Uganda.

América do Sul: Brasil, Colômbia e Equador.

Ásia: Indonésia e Maldivas.

Oceania: Kiribati.

No Brasil, essa risca imaginária está presente nos estados do Pará, Roraima, Amazonas e Amapá. Macapá é a única capital brasileira “cortada” pela risca do Equador.

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

you are watchingt: Linha do Equador – Mundo Educação
Source Website: https://sacaairports.org
Categoría: brasil

Leave a Reply