O que é etnia? – Blog do Stoodi

O noção de etnia passa pelo estudo da Antropologia, a ciência que estuda o ser humano e sua relação com a sociedade. Por isso, o tema é extenso e pode ser tratado no Enem e em vestibulares em diversas matérias.

Continue conosco e aprenda mais sobre etnia brasileira e o que diferencia etnia e raça!

Etnia: significado

Etnia (do heleno ethhis, “povo”) é, comumente falando, um grupo de pessoas que têm em geral algumas características socioculturais e biológicas. Há certa incoerência entre os estudiosos, pois alguns creem que a formação de um grupo étnico pressupõe uma base biológica e outros defendem exclusivamente uma coletividade em torno da religião ou da cultura, por exemplo.

Para entender o que significa etnia, precisamos retomar também o noção de raça. Acompanhe!

Diferença entre raça e etnia

Enquanto etnia quer expor coletividade, raça remete ao “conjunto de ascendentes e descendentes de uma família, um povo; geração” (Léxico Priberam).

Porém, os estudos genéticos têm avançado e hoje não se admite mais a diferenciação racial para humanos, já que, geneticamente, todos temos DNA que não diferencia as etnias. Ou seja, pertencemos à raça humana: indígenas, negros, caucasianos, orientais etc.

Demais, o uso da termo raça abre portas para o racismo, uma vez que aconteceu na Europa com o Sacrifício no século pretérito.

Exemplos de etnias

Pela formação genética do quidam, é verosímil saber, por meio de um aplicativo, a qual etnia ele pertence e onde ela está mais presente no mundo. Legítimo, não é?

São exemplos de etnias e onde habitam:

  • guajira (Venezuela e Colômbia);
  • masai (Quênia e Tanzânia);
  • urus (Lago Titicaca — Peru e Bolívia);
  • bribri (Costa Rica);
  • bodi (Etiópia);
  • karen (Birmânia e Tailândia);
  • celtas (setentrião da Europa);
  • judeus;
  • kalash (Paquistão).
Leia mais:  Adjetivo: o que são, tipos, flexões, exemplos

Etnias brasileiras

Porquê explicado supra, não é correto falar que o povo brasílio foi formado a partir de diversas raças, mas sim de etnias diferentes. Na História do nosso país, os nativos foram colonizadas por portugueses, que depois trouxeram os negros escravos da África para trabalhar nas lavouras.

Posteriormente, houve uma vaga de imigração europeia, sobretudo de italianos e alemães, para o sul do Brasil, a que se seguiram outras etnias, principalmente da Ásia (japoneses) e do Oriente Médio (árabes).

Isso deu origem à miscigenação, ou seja, à mistura de etnias (e não de raças!) que compõem a população brasileira, tão diversa em sabores, culturas, religiões e línguas.

Atualmente, o Brasil é formado por maioria branca, além de uma reduzida parcela de indígenas (tapume de 170 milénio), pardos e mulatos. Se uma cultura se julgar superior à outra (etnocentrismo), crises podem ser desencadeadas e até guerras são armadas. Por isso, é preciso compreender muito o que é etnia e valorizar cada povo e cultura uma vez que ele merece!

Fique prudente a leste e outros conteúdos importantes para o Enem em nossa plataforma: temos videoaulas de Sociologia que vão fazer a diferença nos seus estudos!

Banner Stoodi Med
Banner_Redação

you are watchingt: O que é etnia? – Blog do Stoodi
Source Website: https://sacaairports.org
Categoría: o que

Leave a Reply