O que é Razão Social e o que é Nome Fantasia? Qual a diferença?

Muita gente se pergunta o que é Razão Social e Nome Fantasia. Quais são as diferenças entre um e outro? Para que servem? Se você está pensando em empreender, precisa entender quais as diferenças básicas entre os dois.

Inscreva-se no nosso conduto do Youtube.
Siga nosso perfil no Instagram.

O que é Razão Social?

Razão Social é o nome de registro da sua empresa. Também sabido uma vez que Nome Mercantil, Denominação Social ou Firma Empresarial é o nome oferecido à pessoa jurídica, que consta em documentos legais, contratos e escrituras. Além de simbolizar o promanação de uma empresa na Junta Mercantil ou no Cartório correspondente à sua sede, também serve para provar a constituição lícito da empresa e para ser usado em termos formais.

No momento que se pensa em terebrar uma empresa, deve-se checar se qualquer nome similar já existe, ou esse registro será inapto.

O recta ao Nome Mercantil é guardado pela Constituição Federalista, pelo Código Social Brasiliano e pela Convenção da União de Paris para assuntos da Propriedade Industrial. Esse recta nasce no ato do arquivamento do Contrato Social no registro de exórdio da empresa.

O que é Nome Fantasia?

Nome Fantasia, também sabido uma vez que Nome de Frente ou Marca Empresarial, é o nome popular de uma empresa, e pode ou não ser igual à sua razão social. Geralmente, é o nome que serve para a divulgação de determinada empresa, visando o maior aproveitamento da sua marca e da estratégia de marketing e vendas.

O registro do nome fantasia deve ser feito junto ao órgão de marcas e patentes, o Instituto Vernáculo de Propriedade Industrial (INPI). O INPI dá recta à utilização do nome da marca/resultado ao registro que for primeiro efetuado. Esse registro não é obrigatório, mas, uma vez feito, passa a ser considerado uma marca registrada. Essa marca começa logo a apresentar o símbolo ® e a empresa a que se refere passa a ser sua dona absoluta.

Leia mais:  F5 - Celebridades - Laudo aponta que Gugu Liberato morreu um dia antes do anúncio devido a traumatismo craniano

A partir daí, a marca se incorpora ao patrimônio da empresa uma vez que se fosse um ativo. Aliás, não é vasqueiro que algumas marcas se tornem muito mais valiosas que os próprios bens patrimoniais de uma empresa.

Um bom exemplo de diferença entre Razão Social e Nome fantasia é o da Coca-Cola, que vem a ser o nome fantasia da empresa cuja razão social é Coca-Cola Indústrias Ltda.

 

 

 

Baixe o eBook grátis e Abra Sua Empresai!


you are watchingt: O que é Razão Social e o que é Nome Fantasia? Qual a diferença?
Source Website: https://sacaairports.org
Categoría: o que

Leave a Reply