O que é streaming? Veja significado e streamers famosos de jogos | Esports

Acesse teor restrito de Disney, Pixar, Star Wars, Marvel e National Geographic no Disney+. Assine agora e assista a mais de 900 filmes e séries*

O que significa streaming e streamer?

alanzoka é maior streamer brasílio da Twitch — Foto: Twitter/alanzoka

Twitch TV vs Mixer: veja comparativos das plataformas

Antes de entender a vocábulo ”streamer”, é preciso compreender o significado de ”streaming”. Trata-se de uma tecnologia que possibilita a transmissão online de áudio e vídeo através de dispositivos sem armazenamento prévio. Isso faz com que os usuários consigam consumir conteúdos de maneira instantânea e sem a urgência de downloads, pois o fluxo de dados é feito em tempo real.

Embora o mecanismo tenha sido inventado na dez de 90, o serviço de streaming se popularizou nos tempos atuais graças à otimização da Internet margem larga. Além do surgimento de aplicativos porquê Spotify (música) e Netflix (séries/filmes/documentários), a tecnologia também viabilizou as transmissões ao vivo.

Streamer, portanto, é qualquer pessoa que realize o ato do streaming, ou seja, transmissão de teor em alguma plataforma. No mundo dos jogos e esports, essa prática se tornou cada vez mais popular, pois estreita laços entre influencers e público. Nas ”streams” ou ”lives” de games, os jogadores basicamente transmitem gameplays ao vivo e interagem com os espectadores.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Ninja é considerado o maior streamer da atualidade — Foto: Twitter/Ninja

Não se sabe ao visível em qual data foi realizada a primeira transmissão ao vivo de jogos, mas é um consenso da comunidade que as streams se popularizaram com a evolução de duas plataformas precursoras: Twitch (ex-Justin.tv) e YouTube, ambas no final dos anos 2000. As lives transformaram-se em fenômenos de audiência, o nicho dos videogames ganhou cada vez mais seguidores e o hábito tornou-se elemento importante à cultura gamer.

Leia mais:  Hipertensão: o que é, causas e como identificar pressão alta

Com o passar dos anos, outras plataformas de streaming foram criadas para abastecer um público que crescia exponencialmente: afreecaTV (2011), Azubu (2012), Cube TV (2015), Mixer (2016) e Smashcast (2017). O sucesso das streams de jogos foi tão grande que levou gigantes de outras áreas, porquê o Facebook, a desenvolver ferramentas específicas para gamers.

Qual a velocidade de upload ideal para transmitir streams de jogos ao vivo? Confira no Fórum TechTudo

YoDa é jogador de League of Legends e streamer — Foto: Divulgação/Riot Games

Realizar transmissões ao vivo se tornou uma profissão no Brasil e no mundo inteiro. Além dos pro players, que dedicam secção do seu tempo fora de treinamentos e campeonatos para se aproximar dos fãs, existem jogadores que se dedicam exclusivamente às streams. Tyler “Ninja”, Michael ”imaqtpie” e Michael ”Shroud”, por exemplo, são considerados uns dos streamers mais populares da atualidade no mundo.

O Brasil também conta com nomes de peso no cenário. Alan ”alanzoka”, jogador de Fortnite, Apex Legends e Overwatch, foi o primeiro brasílio a depreender dois milhões de seguidores na Twitch. Atualmente, ele é o streamer da língua portuguesa mais observado da plataforma com 2,2 milhões de followers. Completam o top 3 da Twitch Felipe ”YoDa”, profissional de League of Legends com 1,4 milhão de seguidores, e Flávio ”Jukes”, também do LoL, com 1 milhão.

Via Twitchmetrics e How-To Geek

*Link patrocinado produzido por G.Lab para Disney+

you are watchingt: O que é streaming? Veja significado e streamers famosos de jogos | Esports
Source Website: https://sacaairports.org
Categoría: o que

Leave a Reply