Qual conceito de Hipocrisia e por que ela pode ser prejudicial para o nosso crescimento?

Entenda mais sobre o conceito de Hipocrisia e quais são os problemas que ela pode acarretar ao seu desenvolvimento.

A termo hipocrisia vem do latim hypocrisis, uma frase usada para se referir ao simulação que faz secção da arte de atuar. Com o tempo, passou a nomear pessoas que fingem comportamentos na vida real. Hoje, é considerado hipócrita aquele que demonstra uma coisa quando, na verdade, pensa e sente de maneira totalmente dissemelhante.

Neste cláusula falaremos sobre o quanto a hipocrisia pode ser prejudicial. Continue lendo e entenda.

O que é a Hipocrisia?

Uma pessoa hipócrita é aquela que tem um comportamento contraditório. Basicamente, significa exigir do outro aquilo que não oferece a ele, uma vez que reverência, lealdade, consideração. Essa atitude mostra que o sujeito se coloca uma vez que superior, supra de todas as regras, e que se sente no recta de querer ser respeitado sem respeitar.

A hipocrisia está presente na sociedade das mais diversas maneiras e devemos nos manter atentos para evitar sermos vítimas dela. Para isso, precisamos nos manter atentos em relação a quem confiamos e, também, sobre nosso próprio comportamento, para evitar que sejamos incoerentes em relação ao que falamos e fazemos.

Como a hipocrisia pode ser prejudicial para o nosso propagação?

Agora que já entendeu melhor o que é hipocrisia, responda: conseguiria incumbir em alguém assim, que diz alguma coisa e age de forma completamente dissemelhante? Provavelmente não, porque a crédito é conquistada na base da verdade, é ela que nos fazer sentir seguros em relação às outras pessoas.

Outro fator prejudicial diz reverência ao relacionamento do sujeito consigo mesmo. O indumentária de ele ser incoerente em suas palavras, pensamentos e atitudes o torna confuso, distante de sua verdadeira núcleo, o que é um terreno fértil para escolhas ruins, arrependimentos e incertezas.

O melhor caminho, por mais que muitas vezes seja mais longo, é o de ser você mesmo e arcar com as consequências disso. É preciso agir de consonância com o que acredita e buscar aquilo que deseja para a sua vida, sempre respeitando os seus valores, mesmo que isso faça com que perda certas vantagens. Ninguém perde por ser honesto, consigo e com os outros, esse é o caminho para a liberdade.

Principais características das pessoas hipócritas

Já sabemos que um hipócrita finge ser alguma coisa que não é para obter seus objetivos, mas, por que ele faz isso? Veja as principais características desse comportamento e descubra.

Não têm congruência entre o que dizem e fazem

Essa é a particularidade mais marcante de um hipócrita, é muito generalidade vê-lo fazendo discursos sobre temas ligados à moral e, em seguida, desvendar que o próprio não cumpre o que está pregando.

Acreditam que as regras só se aplicam aos outros

Por se acharem supra dos demais, os hipócritas pensam que não precisam seguir regras, sejam as de convívio social ou, até mesmo, leis. Fazem o que muito entendem, buscando se dar muito sem se preocupar com os outros.

Terceirizam a culpa pelos seus erros

Os hipócritas não assumem seus erros, eles apontam culpados. Se fazem uma cena de inveja, por exemplo, dizem que a responsabilidade é da pessoa que causou aquele sentimento e não deles mesmos.

Não admitem que apontem seus erros

Por conta de seu ar de superioridade, os hipócritas não admitem que terceiros apontem as suas falhas. Se alguém faz isso, dão um jeito de inverter a situação para continuarem passando uma vez que inocentes.

Têm desculpas para tudo

Para fugirem da responsabilidade por suas ações, os hipócritas têm sempre uma desculpa para tudo. Muitas dessas desculpas são descabidas, mas eles falam com tanta certeza que algumas pessoas acabam acreditando.

7 Dicas para evitar agir com hipocrisia

A hipocrisia é uma postura a ser evitada, mas é importante expor que todos estão sujeitos a serem hipócritas em algumas situações. Então, para evitar que isso aconteça, é necessário se manter prudente para buscar a congruência entre o que faz e o que exige das outras pessoas.

1 – Se saber

O primeiro passo para evitar agir com hipocrisia é se saber, porque é assim que saberá quem você é de verdade para fundar as suas atitudes, falas e pensamentos. Lembrando que esse é um processo que irá porfiar toda a sua vida, finalmente, o ser humano está em metódico transformação e o autoconhecimento deve escoltar isso.

2 – Ter empatia pelos outros

Se existe alguma coisa que um hipócrita não faz é se colocar no lugar do outro, finalmente, se o fizesse, provavelmente não agiria da mesma maneira, se colocando uma vez que superior e enganando as pessoas. Enquanto você tiver a empatia uma vez que um valor poderoso em seu comportamento, a hipocrisia estará longe das suas atitudes.

3 – Prezar sempre pela verdade

Independentemente do que aconteça, preze sempre pela verdade. Mesmo que seja doloroso encarar a verdade, essa é sempre a melhor escolha a se fazer. O simulação pode até trazer certas vantagens no pequeno prazo, mas não se sustenta e pode gerar problemas mais sérios no horizonte.

4 – Assumir as consequências dos seus erros

Todo ser humano está sujeito a falhar, ninguém tem uma vez que fugir disso. É simples que devemos buscar sempre agir da melhor maneira provável, mas, se alguma coisa trespassar dissemelhante do esperado, é preciso encarar a verdade com a cabeça erguida. Caso tenha magoado ou prejudicado alguém, peça desculpas, faça o que puder para consertar sua irregularidade. Saiba que essa é uma atitude digna e honesta, de alguém que não é hipócrita.

5 – Reconhecer que não é melhor do que os outros

Cada sujeito é único e possui suas características, mas, ao mesmo tempo, todos são iguais uma vez que seres humanos, ninguém é mais ou menos digno de reverência que os outros. Tenha isso sempre em mente, em qualquer situação, assim, evitará agir uma vez que os hipócritas, que se colocam supra dos demais.

6 – Evitar permanecer perto de pessoas hipócritas

Já dizia o ditado “diga-me com quem andas que te direi quem és”. A teoria apresentada por ele é que somos naturalmente influenciados por aqueles com os quais convivemos. Por mais que cada um tenha a sua personalidade, com o tempo, é oriundo finalizar “imitando” as atitudes das pessoas ao nosso volta. Dessa forma, para evitar naturalizar comportamentos hipócritas, o melhor a fazer é se manter longínquo.

7 – Batalhar por suas conquistas sem desejar o que é do outro

Ao iniciar sua jornada de autoconhecimento, você irá desvendar quais são os seus sonhos e poderá, logo, transformá-los em objetivos e metas. Fazendo isso, irá manter o foco nos seus próprios desejos, evitando, por exemplo, invejar o que é do outro ou querer ter o que ele tem exclusivamente para se encaixar. Se conheça e se liberte das pressões externas, permitindo-se ser você.

15 Frases sobre Hipocrisia

Para te ajudar a refletir a reverência da hipocrisia, selecionamos um compilado com frases que tratam a reverência desse tema, confira!

1 – “Hipocrisia é a audácia de pregar integridade quando se vive em um covil de prevaricação.” – Wes Fesler.

2 – “A única coisa pior do que um mentiroso é um mentiroso que também é hipócrita.” – Tennessee Williams.

3 – “O único vício que não pode ser perdoado é a hipocrisia. O remorso de um hipócrita é, em si, hipocrisia.” – William Hazlitt.

4 – “Hipócrita: o varão que assassinou seus pais e implorou por misericórdia alegando que era órfão.” – Abraham Lincoln.

5 – “A liberdade é o recta de todo varão de ser honesto, pensar e falar sem hipocrisia.” – Jose Marti.

6 – “Um varão não pode estar confortável sem sua própria aprovação.” – Mark Twain.

7 – “Verdade sem paixão é brutalidade, e paixão sem verdade é hipocrisia.” – Warren W. Wiersbe.

8 – “Seja uma vez que você deseja parecer.” – Sócrates.

9 – “Todo mundo pensa em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo.” – Leo Tolstoy.

10 – “A hipocrisia é uma loucura. É muito mais fácil, seguro e deleitável ser o que se almeja ser, do que manter a ar de ser o que não é.” – Lord David Cecil.

11 – “Espero que você não esteja levando uma vida dupla, fingindo ser mau e sendo bom o tempo todo. Isso seria hipocrisia.” – Oscar Wilde.

12 – “Viva a verdade em vez de professá-la.” – Elbert Hubbard.

13 – “A hipocrisia pode se dar ao luxo de ser magnífica em suas promessas, pois nunca se pretende ir além da promessa, logo, não custa zero.” – Edmund Burke.

14 – “Limpe seu dedo antes de indicar para minhas manchas.” – Benjamin Franklin.

15 – “Temos dois tipos de moralidade: uma que pregamos, mas não praticamos, e outra que praticamos, mas raramente pregamos.” – Bertrand Russell.

Já tinha parado para pensar a reverência da hipocrisia e do quanto ela pode ser prejudicial? Aproveite para deixar o seu observação sobre o tópico inferior e compartilhar nascente cláusula em suas redes sociais, para incentivar mais pessoas a refletirem a reverência.

 

José Roberto Marques

Leia mais:  Campos do Jordão: o que fazer

Sobre o responsável: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a término de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 milénio Coaches através do PSC – Professional And Self Coaching, do qual os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é responsável de mais de 50 livros publicados.

*Esse teor não é natividade para veículos jornalísticos ou matérias para prensa, para utilização ou referência por obséquio entre em contato conosco.


you are watchingt: Qual conceito de Hipocrisia e por que ela pode ser prejudicial para o nosso crescimento?
Source Website: https://sacaairports.org
Categoría: o que

Leave a Reply