Regiões do Brasil: quais são, mapa, características

Regiões brasileiras correspondem às divisões do território pátrio com base em critérios, uma vez que aspectos naturais, sociais, culturais e econômicos. O órgão responsável pela regionalização do Brasil é o Instituto Brasílio de Geografia e Estatística (IBGE), que divide o país, atualmente, em cinco regiões:

  1. Setentrião

  2. Nordeste

  3. Meio-Oeste

  4. Sudeste

  5. Sul

O IBGE já realizou diversas regionalizações, a que vigora atualmente foi elaborada em 1970. Em 1988, com a Constituição Federalista, houve alterações na subdivisão territorial do país com a geração do estado do Tocantins, que passou a integrar a região Setentrião. As unidades federativas foram agrupadas segundo as suas semelhanças, que podem ser físicas, econômicas, sociais e culturais.

Leia também: Biomas brasileiros

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Regiões do Brasil: estados, capitais e siglas


As regiões brasileiras correspondem ao ajuntamento de estados com características semelhantes.

As regiões brasileiras representam o ajuntamento de estados (unidades federativas) com características semelhantes.

Região Setentrião

Estados

Capitais

Acre

Rio Branco

Amapá

Macapá

Amazonas

Manaus

Pará

Belém

Rondônia

Porto Velho

Roraima

Boa Vista

Tocantins

Palmas

Região Nordeste

Estados

Capitais

Alagoas

Maceió

Bahia

Salvador

Ceará

Fortaleza

Maranhão

São Luís

Paraíba

João Pessoa

Pernambuco

Recife

Piauí

Teresina

Rio Grande do Setentrião

Natal

Sergipe

Aracaju

Região Meio-Oeste

Estados

Capitais

Goiás

Goiânia

Mato Grosso

Cuiabá

Mato Grosso do Sul

Campo Grande

Região Sudeste

Estados

Capitais

Espírito Santo

Vitória

Minas Gerais

Belo Horizonte

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

São Paulo

São Paulo

Região Sul

Estados

Capitais

Paraná

Curitiba

Santa Catarina

Florianópolis

Rio Grande do Sul

Porto Satisfeito

Setentrião

A Região Norte é a maior região em extensão territorial.
A Região Setentrião é a maior região em extensão territorial.

A Região Setentrião abrange sete estados, correspondendo a um pouco mais de 45% do território brasílico. Possui uma superfície de, aproximadamente, 3.853.676,948 km2.

Nordeste

A Região Nordeste é a região com o maior número de estados.
A Região Nordeste é a região com o maior número de estados.

A Região Nordeste abrange nove estados e corresponde a quase 18% do território brasílico. Possui uma superfície de, aproximadamente, 1.544.291 km2.

  • População: O Nordeste brasílico abriga muro de 56.560.081 habitantes, sendo a segunda região mais populosa do Brasil. A densidade demográfica é de, aproximadamente, 32 habitantes por km2.

  • Economia: O turismo é uma das atividades mais preponderantes na economia nordestina. São desenvolvidas na região atividades de extrativismo e agropecuária.

  • Aspectos naturais: Compreende os biomas Caatinga, Mata Atlântica e faixas de transição com o Concentrado. O clima preponderante é o semiárido, mas em áreas de transição podemos encontrar o clima equatorial úmido e o clima tropical. Boa segmento dessa região sofre com a falta de chuvas. A seca extrema é um dos obstáculos para o desenvolvimento da região.

Meio-Oeste


A Região Meio-Oeste é a região que faz limitação com todas as outras regiões.

A Região Meio-Oeste abrange três estados e corresponde sobre 19% do território brasílico. Possui uma superfície de, aproximadamente, 1.606.403 km².

  • População: A região abriga um pouco mais de 16 milhões de habitantes. A densidade demográfica é de, aproximadamente, 10 habitantes por km2.

  • Economia: A economia baseia-se mormente na lavra e pecuária, sendo responsável pelos produtos que estão primeiro das maiores exportações do país, uma vez que a soja. No Meio-Oeste brasílico, também há intensa prática de extrativismo mineral e a maior suplente de nióbio do mundo. O turismo também é representativo, pois na região encontram-se lugares muito procurados pelos amantes da natureza, com a Chapada dos Veadeiros e a Chapada dos Guimarães.

  • Aspectos naturais: A região abrange o Planalto Meão e também a superfície dos aquíferos, uma vez que o Aquífero Guarani. O clima preponderante na região é o tropical sazonal, que possui duas estações muito definidas: inverno sedento e verão pluvioso. Predominam na região os biomas Concentrado e Pantanal.

Sudeste

A Região Sudeste é a região brasileira mais desenvolvida.
A Região Sudeste é a região brasileira mais desenvolvida.

A Região Sudeste abrange quatro estados e corresponde a, aproximadamente, um décimo do território pátrio. Possui uma superfície com muro de 924.620 km2.

  • População: O Sudeste brasílico abriga muro de 87.711.946 habitantes. Possui a maior densidade demográfica do país, com, aproximadamente, 92 habitantes por km2. É uma das regiões que mais atraem migrantes que buscam melhores oportunidades e qualidade de vida.

  • Economia: Possui o maior Resultado Interno Bruto brasílico, correspondente a 55,2% do PIB pátrio. A economia baseia-se no setor industrial, financeiro e mercantil, com destaque para as indústrias automobilísticas, siderúrgicas e petrolíferas. O turismo também é representativo. O estado do Rio de Janeiro atrai milhões de turistas durante todo o ano.

  • Aspectos naturais: Há predominância dos planaltos nessa região. Os climas predominantes são o tropical e o tropical de altitude. Abrange o bioma Mata Atlântica e há faixas de Concentrado e Caatinga.

Sul

A Região Sul é a que apresenta características mais diversas em relação às outras regiões brasileiras.
A Região Sul é a que apresenta características mais diversas em relação às outras regiões brasileiras.

A Região Sul abrange três estados e é a que apresenta mais diferenças entre as demais regiões do país. Isso deve-se mormente à sua colonização, feita principalmente por alemães e italianos.

  • População: O Sul do Brasil abriga, aproximadamente, 29.016.114 habitantes. A densidade demográfica é de muro de 47 habitantes por km2. É a região que apresenta os melhores indicadores sociais.

  • Economia: Baseia-se no extrativismo vegetal, realizado na região da Mata das Araucárias, e também na agropecuária, com a geração de suínos e a produção de uva. Essa região possui o segundo maior PIB pátrio.

  • Aspectos naturais: Devido à sua localização, inferior da zona tropical, essa é a região que apresenta as estações do ano muito definidas. Os invernos apresentam baixas temperaturas, com ocorrência de geadas. A chuva é distribuída homogeneamente durante todo o ano.

Curiosidades

  • Qual a menor região brasileira em extensão territorial?

    Região Sul

  • Qual a maior região brasileira em extensão territorial?

    Região Setentrião

  • Qual região brasileira possui mais estados?

    Região Nordeste

  • Qual região brasileira possui menos estados?

    Região Sul

  • Qual região brasileira mais desenvolvida?

    Região Sudeste

  • Qual região mais populosa do Brasil?

    Região Sudeste

  • Qual região com a maior fita litorânea?

    Região Nordeste

  • Qual a única região brasileira que não possui litoral?

    Região Meio-Oeste

  • Qual região mais fria do Brasil?

    Região Sul

 

Por Rafaela Sousa
Graduada em Geografia

you are watchingt: Regiões do Brasil: quais são, mapa, características
Source Website: https://sacaairports.org
Categoría: brasil

Leave a Reply