Território brasileiro – Toda Matéria

O Brasil é o quinto maior país do mundo em extensão territorial. Antes dele estão exclusivamente Rússia, Canadá, Estados Unidos e China. Ele ocupa grande secção do sul do continente americano e é considerado um país populoso, já que é habitado por 211 755 692 pessoas, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020.

Seu território está dividido em 27 Unidades da Federação, sendo 26 estados e o Província Federalista. Ao todo, tem 5 568 municípios, mais o Província Federalista e o região isolar de Fernando de Noronha.

Extensão territorial do Brasil

O Brasil apresenta uma superfície calculada de 8 510 345,538 km², conforme publicado no DOU nº 41 de 03/03/2021. Segundo dados do Anuário Estatístico do IBGE de 2019, a costa brasileira tem uma extensão de 10 959 km banhada pelo Oceano Atlântico.

O Brasil é país extenso latitudinalmente (de setentrião a sul) e longitudinalmente (de leste a oeste), considerado um país de dimensões continentais. Esse é um dos fatores que o faz apresentar quatro fuso-horários.

Para se ter uma teoria da dimensão, comparando estados brasileiros a outros países, é verosímil manifestar que Alemanha, Reino Uno, Espanha, França, Portugal, Suíça, Finlândia, Itália, Dinamarca, Grécia, Nepal, Haiti, Tajiquistão, Mongólia, Trinidad e Tobago, Venezuela, Angola, Croácia, Senegal, Guiné, Bósnia, Equador, Laos, Guiana, Hungria, Israel e Novidade Zelândia caberiam dentro do Brasil.

Localização do Brasil

O Brasil está localizado na América do Sul e grande secção do seu território está inserido no Hemisfério Sul, ou seja, ao sul da risca do Equador e uma pequena extensão do território encontra-se no Hemisfério Setentrião.

Considerando a subdivisão do planeta em hemisférios Oeste e Leste, o Brasil está totalmente inserido a oeste do meridiano de Greenwich, ou seja, no Hemisfério Oeste.

Levando-se em consideração as zonas térmicas, o território brasileiro tem grande secção de sua extensão situada na Zona Tropical, entre os trópicos de Cancro e de Capricórnio, e uma pequena porção na Zona Temperada.

Características do território brasileiro

O Brasil tem seu território situado em uma superfície tectonicamente sólido, com a maior rede fluvial do planeta. Os principais aspectos da Geografia do país são:

  • Relevo: constituído basicamente de planaltos, planícies e depressões.
  • Clima: predominantemente quente e úmido, dividido em Tropical e suas subdivisões, Subtropical, Semiárido e Equatorial.
  • Vegetação: originalmente é formada por Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Mata dos Pinhais, Obstruído, Caatinga, Campos, Multíplice do Pantanal e Vegetação Litorânea.
  • Hidrografia: apresenta 12 regiões hidrográficas e a bacia amazônica é a maior delas.

Partilha geográfica

O Brasil está dividido em cinco regiões que agrupam estados com características comuns:

Região Setentrião: representa 45,3% da superfície totalidade do país e é formada pelos estados Amazonas (AM), Pará (PA), Acre (AC), Rondônia (RO), Tocantins (TO), Amapá (AP) e Roraima (RR).

Região Meio-Oeste: representa 18,9% da superfície totalidade do país e é formada Mato Grosso (MT), Goiás (GO), Mato Grosso do Sul (MS) e Província Federalista (DF).

Região Nordeste: representa 18,2% da superfície totalidade do país e é formada Maranhão (MA), Piauí (PI), Ceará (CE), Rio Grande do Setentrião (RN), Paraíba (PB), Pernambuco (PE), Alagoas (AL), Sergipe (SE) e Bahia (BA).

Região Sudeste: representa 10,9% da superfície totalidade do país e é formada Minas Gerais (MG), Espírito Santo (ES), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

Região Sul: representa 6,8% da superfície totalidade do país e é formada Paraná (PR), Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS).

Saiba mais sobre as regiões brasileiras e estados do Brasil.

Formação territorial do Brasil

As terras a serem exploradas na América do Sul foram divididas entre Portugal e Espanha através do Tratado de Tordesilhas, a término de evitar conflitos, em 1494. Pelo concordância, portugueses se instalaram no litoral, que corresponde ao nordeste brasileiro.

A Mata Atlântica profuso na região foi a primeira natividade de recursos a serem explorados no período colonial, principalmente o pau-brasil. A seguir, foi a vez do cultivo da cana-de-açúcar.

Com a unificação de Espanha e Portugal em 1580, através da União Ibérica, os colonos portugueses se deslocaram no território para explorar o interno. Com isso, ouro e pedras preciosas foram exploradas economicamente onde hoje se localiza Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.

Em 1680, os portugueses seguiram para o sul e fundaram a Colônia do Sacramento, que posteriormente foi entregue à Espanha com o Tratado de Utretch.

O século XIX é marcado pela vinda da namoro portuguesa para o Rio de Janeiro. O cultivo do moca começou a lucrar força, se tornando o principal resultado de exportação. Nesse período o Brasil tomou posse da foz do Amazonas.

O século XX é marcado pela Proclamação da República, em 1889, e aumento do território brasileiro com a incorporação de uma tira de terreno ao Pará. Com a Revolução Acreana, o Acre passou a pertencer ao Brasil. Aliás, novos estados foram criados.

Saiba mais sobre a formação do território brasileiro.

Fronteiras do Brasil

O Brasil apresenta 7 367 km de fronteiras marítimas e uma das maiores fronteiras terrestre do mundo, muro de 15 milénio km de comprimento, e faz mote com 9 países da América do Sul e o Departamento Ultramarino Galicismo da Guiana. Sendo assim, exclusivamente Chile e Equador não apresentam fronteiras com o país.

Confira a seguir os países e com quais estados do Brasil se limitam.

  • Argentina: faz fronteira com Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
  • Uruguai: faz fronteira com Rio Grande do Sul.
  • Paraguai: faz fronteira com Paraná e Mato Grosso do Sul.
  • Bolívia: faz fronteira com Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
  • Peru: faz fronteira com Acre e Amazonas.
  • Colômbia: faz fronteira com Amazonas.
  • Venezuela: faz fronteira com Amazonas e Roraima.
  • Guiana: faz fronteira com Roraima e Pará.
  • Suriname: faz fronteira com Amapá e Pará.
  • Guiana Francesa: faz fronteira com Amapá.

Saiba mais sobre as Fronteiras do Brasil.

Pontos extremos do Brasil

Os pontos extremos do Brasil são:

  • Setentrião: Nascente do Rio Ailã, localizada em Roraima, com latitude +05o 16’19” e lonjura -60o 12’45”.
  • Sul: Arroio Chuí, localizado no Rio Grande do Sul, com latitude -33o 45’07” e lonjura -53o 23’50”.
  • Leste: Ponta do Seixas, localizado na Paraíba, com latitude -07o 09’18” e lonjura 34o 47’34”.
  • Oeste: Nascente do Rio Moa, localizada no Acre, com latitude -07o 32’09” e lonjura -73o 59’26”.

Entre o ponto extremo do Setentrião e do Sul há uma intervalo de 4 394,7 km. Já os pontos de Leste e Oeste estão separados por 4 319,4 km, segundo dados do IBGE de 2016.

Curiosidades sobre o Brasil

O Pico da Neblina é o ponto mais cimeira do país, com 2.993,8 m de altitude e localizado na Serra Imeri no Amazonas. O rio Amazonas é o maior rio do país e do mundo em extensão, com 6 992 km.

Santa Cruz de Minas, em Minas Gerais, com 3,565 km² é o menor município do país e o maior é Altamira, no Pará, com 159 533,328 km².

Sergipe, com 21 925,424 km², é o menor estado do Brasil e o maior é o Amazonas com 1 559 146,889 km².

Saiba mais sobre:

you are watchingt: Território brasileiro – Toda Matéria
Source Website: https://sacaairports.org
Categoría: brasil

Leave a Reply